Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra sobre responsabilidade civil no rompimento do casamento e da união estável

    A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará, através da sua diretora e promotora de Justiça Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, promoveu, na manhã de hoje (28), a palestra “Responsabilidade Civil no Rompimento do Casamento e da União Estável”, ministrada pelo advogado, professor e coordenador da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac), Michel Mascarenhas Silva.

    O operador do Direito convidado realizou um breve paralelo entre o casamento convencional e a possibilidade de se ter a responsabilização civil no rompimento de relações homoafetivas. Foram comentados pontos contemporâneos, como a análise da responsabilização na Lei Maria da Penha e os requisitos necessários para que esteja caracterizada a responsabilização, concluindo que a reparação só se dará caso o ato seja culposo ou danoso, devendo, no entanto, o aplicador atentar para a questão da prova e a possibilidade de análise de culpas caso o processo discuta atos de ambos os cônjuges ou companheiros.

    O professor apresentou aspectos processuais do pedido à indenização por ato ilícito no rompimento do casamento e da união estável, tecendo considerações sobre o tipo de ação, o ônus da prova, os meios de prova e o arbitramento do valor a ser ressarcido em caso de reconhecimento do pedido.

    Fonte: Ascom

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-sobre-responsabilidade-civil-no-rompimento-do-casamento-e-da-uniao-estavel/2209905

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)