Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decon inicia fiscalização em restaurantes para Copa do Mundo

    O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE) deu início a uma fiscalização intensiva em restaurantes, casas de show e boates de Fortaleza. O trabalho, que é voltado para a Copa do Mundo, começou na última quinta-feira (20). O objetivo é verificar o cumprimento de diversas normas relacionadas aos direitos dos consumidores, entre elas a questão de segurança dos estabelecimentos e o Decreto de Precificação. De um total de 9 lugares visitados até agora, seis foram autuados e dois chegaram a ser inteditados pelos fiscais. Segundo a secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante, o trabalho seguirá nos próximos meses, até o início do mundial.

    Os dois bares interditados apresentaram em comum problemas de documentação (ausência de alvará, de registro sanitário e de certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros). A medida foi tomada com base no Artigo 18 do Decreto nº 2181, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com o Decon, antes mesmo de iniciar as atividades, todo estabelecimento deve possuir a documentação expedida pelos órgãos oficiais competentes, de forma a garantir a segurança do consumidor.

    Além disso, foram encontradas outras irregularidades em estabelecimentos autuados pelos fiscais, como o descumprimento das seguintes normas: Portaria 3.083/13, do Ministério da Justiça, que disciplina o direito do consumidor à informação sobre a segurança dos estabelecimentos de lazer, cultura e entretenimento; Decreto de Precificação, que trata do fornecimento claro de informações sobre produtos e serviços; Nota Técnica nº 01/2013 do Decon, que versa sobre a obrigatoriedade da fixação de placa informando a lotação máxima dos estabelecimentos em casas de show; o Manual de Boas Práticas do Estado do Ceará; e a Recomendação 01/2013 do Decon, que dispõe sobre a cobrança de couvert artístico e de 10% e ainda sobre a emissão de nota fiscal e o pagamento à vista através de cartão.

    Veja o detalhamento a respeito da operação de fiscalização, com os nomes do locais visitados e os motivos de cada autuação. Clique aqui

    Fonte: Ascom

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decon-inicia-fiscalizacao-em-restaurantes-para-copa-do-mundo/113694243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)