Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP participa de projeto de ressocialização

    A promotora de Justiça de Execução Penal, Camila Gomes Barbosa, e o presidente da Associação Cearense do Ministério Público do Estado do Ceará, Plácido Rios, participam, nesta quarta-feira (03), às 17h, do lançamento do projeto “Fábrica-Escola - Teoria e Prática para a Vida”, idealizado pela Fundação Deusmar Queirós, na avenida Dom Manuel, 738, Centro. A expectativa é de que o projeto-piloto beneficie cerca de 300 pessoas em Fortaleza.

    Pioneiro no nordeste brasileiro, o projeto tem por finalidade ajudar apenados dos regimes aberto e semiaberto, bem como ex-apenados, a se inserirem no mercado de trabalho ou exercerem atividade empreendedora, com apoio de seus familiares. Neste primeiro momento, o projeto iniciará com 30 apenados, que já passaram pelo processo de triagem.

    O projeto é uma iniciativa da Fundação Deusmar Queirós, com a união de esforços entre empresários locais, profissionais liberais, associações de magistrados e o mundo acadêmico, em convênio com as três Varas de Execução Penal, a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do Ceará. Segundo a promotora de Justiça Camila Barbosa, os apenados passam por um processo de triagem realizada por uma equipe multidisciplinar e aprendem uma profissão com oficinas de trabalho.

    De acordo com a promotora, é mínima a ressocialização dos apenados dentro dos estabelecimentos prisionais. Além disso, há uma parcela da sociedade que ainda guarda certo preconceito com quem é egresso do sistema carcerário. Desta forma, a rejeição da pessoa cumprindo regimes aberto e semiaberto e até mesmo ex-detentos provoca, conforme a promotora de Justiça, a reincidência no submundo do crime.

    Um dos papeis do Ministério Público é a fiscalização do cumprimento da execução da pena. Um dos objetivos da Lei de Execução Penal é a ressocialização, porque um dia o apenado tem que voltar à sociedade e isso requer o envolvimento da família, do Estado e da iniciativa privada.

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-participa-de-projeto-de-ressocializacao/100433969

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)