Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decon expede recomendação para instituições particulares de ensino

    A secretária-executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), Ann Celly Sampaio Cavalcante, expediu uma recomendação direcionada aos diretores de instituições particulares de ensino atuantes no Ceará para que não retenham documentos escolares dos alunos por motivo de inadimplência. Desde janeiro de 2012 até hoje, o órgão registrou 106 reclamações relacionadas ao assunto. O documento foi assinado nessa quinta-feira (25).

    Segundo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, a conduta é considerada ilegal e abusiva. O Decon cita ainda o art. da Lei nº 9.870/1999, segundo o qual “são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro”.

    Além disso, ressalta que os estabelecimentos de ensinos fundamental, médio e superior deverão expedir, a qualquer momento, os documentos de transferência dos alunos, independentemente de adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

    O Decon/CE salienta que, em caso de descumprimento da recomendação, as instituições serão responsabilizadas civil e administrativamente.

    Fonte: Ascom

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decon-expede-recomendacao-para-instituicoes-particulares-de-ensino/100622012

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)